Cadeias Cinéticas?


As cadeias cinéticas fechadas e abertas são motivos de muitos estudos buscando entender qual a mais segura para quem sofre de limitações na articulação do joelho.

Trago aqui um artigo que mostra uma comparação entre ambas cadeias e algumas diferenças em indivíduos com limitações, no caso, a Síndome da Dor Femoropatelar (antigamente chamada de condromalácia patelar)

''O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos terapêuticos dos exercícios em cadeia cinética aberta (CCA) e cadeia cinética fechada (CCF) no tratamento da síndrome da dor femoropatelar (SDFP).

Para tanto, 24 voluntários portadores de SDFP foram aleatoriamente divididos em dois grupos: grupo I (n = 12): realizou exercícios em CCA; grupo II (n = 12): realizou exercícios em CCF.

Os grupos foram submetidos a oito semanas consecutivas de tratamento, que consistiu de três sessões semanais realizadas em dias alternados. Para analise dos padrões de ativação dos músculos vasto medial obliquo (VMO) e vasto lateral (VL) os sinais eletromiograficos (EMG) foram adquiridos com eletrodos bipolares de superfície, quantificados pela raiz quadrada da media (root mean square RMS) e normalizados pela contração isométrica voluntaria máxima do quadríceps.

Por meio de escalas avaliou-se a intensidade da dor e funcionalidade dos voluntários.

A analise dos valores da razão VMO/VL nos grupos I e II demonstrou que não houve diferenças significativas entre os tempos pré e tratamento nas fases concêntrica (p > 0,05) e excêntrica (p > 0,05) dos exercícios em CCA e CCF. Apesar disso, o músculo VMO apresentou menor taxa de ativação em relação ao VL na fase excêntrica do exercício em CCF.

Foram encontrados aumentos significativos na funcionalidade (p < color="red">o grupo II mostrou-se superior ao grupo I nestas duas variáveis.

Os resultados deste estudo sugerem que, de acordo com as condições experimentais utilizadas, os exercícios em CCA e CCF não provocaram mudanças nos padrões de ativação EMG dos músculos VMO e VL; entretanto, promoveram melhora da funcionalidade e redução da intensidade da dor apos oito semanas de intervenção, sendo que os exercícios em CCF foram superiores aos em CCA.''

O Artigo mostra que, apesar das melhoras semelhantes em ambas cadeias, a fechada foi a mais satisfatória. Além de ser mais segura para quem sofre da Síndrome da Dor Femoropatelar..

Muito cuidado com a cadeira extensora (máquina de cadeia cinética aberta). Elas geram muita tensão no ligamento cruzado anterior e uma pressão patelar maior. Prefira cadeias fechadas como leg press, agachamentos (sem abusar da amplitude do movimento) e esses exercícios recrutam outras musculaturas para estabilizar a articulação. A cadeira extensora não permite que tais músculos ajudem no movimento, isolando o quadríceps, deixando de trabalhar outras musculaturas que necessitam também de fortalecimento.

No caso de dúvida, consulte seu médico (ortopedista), pois com simples testes você saberá o que seu joelho precisa. Você sabe o quanto essa articulação é importante!

0 comentários:


Perfil

Rafaela Gurgel, estudande do 8º semestre de Educação Física na UNIFOR (Universidade de Fortaleza), atuante na New Planet Academia a 3 anos e meio como professora de musculação, credenciada no módulo II do Core 360º.